Agronegócio

Só tem novidade!

Download

O Show Rural COOPAVEL é um evento já conhecido nacionalmente pelas novidades tecnológicas que o homem do campo encontra à sua disposição. Nas palavras de Dilvo Grolli, o Presidente da COOPAVEL, tudo é novidade no Show Rural. Fica difícil até citar uma ou outra. O Show Rural COOPAVEL 2018 acontece de 05 a 09/02. Para mais informações: www.showrural.com.br

Show Rural

Download

Uma das feiras mais importantes quando o assunto é tecnologia no campo vai começar! É o Show Rural 2018! Conversamos com o Presidente da cooperativa que organiza o evento, a COOPAVEL, de Cascavel, Região Oeste do Paraná. Dilvo Grolli diz que a expectativa para este ano é superar os números da edição do ano passado. O Show Rural COOPAVEL 2018 acontece de 05 a 09/02. Para mais informações: www.showrural.com.br

Segurança Alimentar

Download

O volume de embarques de carne de frango fechou 2017 com um aumento de cerca de 1,5% em relação ao ano anterior. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Paraná respondeu por quase 40% deste montante. Ainda que o setor esperasse mais, os números registrados reforçam que o Paraná, em especial, e o Brasil, como um todo, estão se transformando em referência de segurança alimentar para o mundo. Para o Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, o SINDIAVIPAR, Domingos Martins, isto já é realidade.

Avicultura

Download

A indústria avícola paranaense fechou o ano de 2017 com números que comprovam a qualidade do que produz. O setor apresentou crescimento em todos os seus índices. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as receitas em exportações aumentaram 8,4%, somando um valor de US$ 2,51 Bilhões. Mas este resultado poderia ser melhor, na avaliação do Presidente do SINDIAVIPAR (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), Domingos Martins.

Centro-Oeste

A colheita da soja, principal cultura agrícola do Brasil, começou no maior produtor nacional: O Mato Grosso. Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 1,3% dos 9,39 milhões de hectares semeados naquele Estado foram colhidos. O percentual está abaixo do registrado na última safra (5,33%) e da média estadual (2,9%). Mas a expectativa é que a colheita vai ganhar volume na primeira quinzena de fevereiro, se o tempo permitir, diz o Integrante da Expedição Safra, Gabriel Azevedo. A Expedição Safra é um Projeto Técnico-Jornalístico da Gazeta do Povo e que tem como um dos seus apoiadores o Sistema OCEPAR.

Infraestrutura

Download

O Governo está costurando um plano logístico exclusivo para o agronegócio brasileiro. Conduzido pela Embrapa Territorial, com sede em Campinas (SP), o trabalho elege como prioritárias 30 obras de rodovias, ferrovias e hidrovias, oito das quais com potencial para resolver cerca de 60% dos gargalos de transporte enfrentados atualmente pelo setor. A medida vai beneficiar criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos de todo o País.

Maiko Zanella, Analista Técnico da Gerência de Desenvolvimento Técnico do Sistema OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná), acredita no sucesso deste plano.

Milho

Download

No dia 29 de dezembro, foram publicadas, no Diário Oficial da União, a Resolução 6 e a Portaria 2.546, dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil da Presidência da República, prorrogando até 31 de dezembro de 2018 a venda direta, em balcão, de até 250 mil toneladas de milho do estoque remanescente de 2017 para os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos de todo o País.

Maiko Zanella, Analista Técnico da Gerência de Desenvolvimento Técnico do Sistema OCEPAR (Organização das Cooperativas do Paraná) explica como o setor produtivo recebeu esta novidade.

Agro superando desafios

O agronegócio paranaense tem se empenhado em ajudar o Brasil a bater recordes na Balança Comercial. Depois do histórico desempenho de 2017, é preciso superar desafios para que 2018 atinja um patamar ainda mais superior.

O Superintendente do Sistema OCEPAR, Robson Mafioletti, cita avanços nas áreas sanitária e de infraestrutura. A recuperação dos preços internacionais dos bens primários e a safra recorde fizeram a balança comercial fechar 2017 com o melhor saldo positivo registrado até hoje. No ano passado, o país exportou US$ 67 bilhões a mais do que importou, melhor resultado desde o início da série histórica, em 1989.

2018: ano atípico

Conseguirá a Balança Comercial brasileira superar em 2018 o superávit recorde registrado em 2017? Quem faz esta análise pra nós é Robson Mafioletti, Superintendente do Sistema OCEPAR.

Agronegócio x Balança Comercial

O agronegócio brasileiro mais uma vez teve papel fundamental nos números da Balança Comercial brasileira. No ano que acabou de terminar, os negócios vindos do campo foram responsáveis por quase a metade das exportações registradas pelo País.

Quem destaca esta pujança é o Superintendente do Sistema OCEPAR, Robson Mafioletti.

Scroll to top